Prolapso Retal

O que é?

Pode ser a saída da mucosa do reto pelo ânus ou do próprio reto pelo ânus. No primeiro caso (prolapso mucoso) há saída de poucos centímetros de mucosa. Quando há saída da parede completa do reto, chama-se prolapso retal.

O que causa?

O prolapso mucoso pode ser causado por hipotonia (fraqueza) do esfíncter anal, incontinência anal e hemorroidas. O prolapso retal é causado por algum motivo que leve à movimentação excessiva do reto associado à fraqueza do esfíncter anal: tumores retais, hipotonia esfincteriana, alterações no suporte e suspensão do reto.

Quais os sintomas?

Os pacientes com prolapso mucoso podem apresentar o ânus úmido, saída de secreção anal e dificuldade para evacuar. Os pacientes com prolapso retal apresentam os mesmos sintomas em maior intensidade, dermatite perianal, prurido e incontinência fecal.

Como tratar?

O prolapso mucoso inicialmente pode ser reduzido manualmente, porém a tendência é que o problema torne a ocorrer. O tratamento da constipação intestinal, caso presente, é fundamental. Ingestão de bastante líquidos e fibras são essenciais. Algumas vezes, a cirurgia se torna necessária. No prolapso retal, o tratamento cirúrgico se faz necessário.

Agende sua consulta