A presença de pedras, denominados cálculos na vesícula biliar, recebe o nome de colelitíase. A vesícula fica grudada no fígado embaixo das últimas costelas do lado direito e serve para armazenar bile. A bile, por sua vez é produzida no fígado e ajuda na digestão de gorduras.
Os cálculos são mais comuns em mulheres e que apresentam sobrepeso. Eles podem ser formados por bile, por colesterol ou mistos. As pedras são mais comuns nas mulheres.
A realização de exames de imagem são fundamentais no diagnóstico. O mais utilizado é a Ultrassonografia de Abdome, que além de barato e acessível, também é não invasivo.
A Ressonância Nuclear Magnética também pode ser realizada para a detecção das pedras, porém é um exame mais caro e de mais difícil acesso.
Os principais sintomas de quem tem pedras na vesícula incluem dor abdominal (embaixo da ultima costela do lado direito e na parte superior próximo ao estômago), enjoos e vômitos principalmente após alimentação que contenha gordura e fritura. Os sintomas podem ser confundidos com os da gastrite. Quando um dos cálculos sai da vesícula e entra no canal que leva a bile para o intestino, pode causar o entupimento do mesmo e levar a um quadro potencialmente grave denominado pancreatite. A obstrução da saída do ducto do pâncreas que vai para o intestino faz com que as suas enzimas comecem a inflamar o órgão e causar essa complicação. Outra complicação é a inflamação da própria vesícula (denominada colecistite aguda). As pedras podem obstruir a saída da bile da vesícula e com isso levar ao quadro de inflamação. Nesses, casos o paciente pode ter febre e dor persistente que não melhora com medicação.
O tratamento é cirúrgico. Consiste na retirada da vesícula inteira e não apenas dos cálculos. A suspensão da ingestão de alimentos gordurosos e fritos enquanto o paciente aguarda a cirurgia, auxilia na prevenção da dor. A cirurgia é realizada por videolaparoscopia e nós a realizamos por uma única incisão dentro do umbigo (SINGLE PORT), que leva a um excelente resultado estético com a ausência das outras incisões realizadas na cirurgia por vídeo convencional.
Preencha os dados ao lado e retornaremos para a confirmação do agendamento