É a perda involuntária de fezes e gases. Existem vários níveis de comprometimento e geralmente são mais comuns nos idosos. Graus leves podem apenas levar dificuldade em controlar os gases e os mais severos levam a saída involuntária de fezes.
Várias são as causas que levam à incontinência. O que acontece é a lesão dos músculos e nervos anais. Uma das mais comuns acometem as pacientes idosas que lesam essas estruturas durante o parto normal. O próprio envelhecimento pode acarretar a fraqueza desses músculos. Doenças que afetam os nervos como diabetes e AVC também são responsáveis.
Perda do controle dos gases, perda do controle das fezes e prolapso mucoso do reto (saída do revestimento do reto pelo ânus). Isso tudo pode estar associado à realização de esforços ou não.
Nos casos mais leves, alteração da dieta (comer alimentos que prendam o intestino) e realização de fisioterapia dos músculos afetados costumam ajudar. Nos casos mais severos, existem várias cirurgias indicadas. Essas podem ser realizadas pelo próprio ânus assim como pela abertura da cavidade abdominal.
Preencha os dados ao lado e retornaremos para a confirmação do agendamento